
Atualização cadastral para todos os ativos, aposentados e pensionistas do serviço público federal
De acordo com a portaria nº 1.035, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviço Públicos (MGI), todos os (as) servidores e servidoras públicos (as) federais aposentados (as), da ativa, inclusive os cedidos, afastados, licenciados ou fora do país têm até o dia 30 de abril para realizarem atualização de dados cadastrais junto ao governo. A grande novidade deste ano é a extensão da obrigatoriedade da validação cadastral também aos pensionistas.
Lembrando que os aposentados e pensionistas fazem duas atualizações cadastrais por ano. Uma é essa do governo, que também inclui os ativos. E a outra é a atualização em decorrência do recebimento das aposentadorias e pensões, que são feitas pelo próprio Sou.Gov ou em agência bancária, sempre no mês de
aniversário.
A atualização dos dados cadastrais deve ser feita na plataforma Sou.gov.br, na versão web ou app (no celular). Segundo o governo, manter os dados atualizados é importante para a tomada de decisões administrativas como,
por exemplo, a alocação de recursos humanos de acordo com as demandas das áreas e a disponibilidade de espaço físico. Além disso, também contribui para o combate a possíveis irregularidades e fraudes.
Quem tiver dificuldades de acesso aos meios eletrônicos ou possuírem dúvidas relacionadas à atualização cadastral, podem procurar as unidades de gestão de pessoas do seu órgão.