Trabalhadores e trabalhadoras da Ebserh em Minas Gerais entram em greve a partir de 2ª feira, 06/05

3 de maio de 2024 17:35

Os (as) trabalhadores (as) da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) decidiram paralisar suas atividades em todo o país, a partir do dia 06/05, 2ª feira, com o objetivo de pressionar a empresa a negociar o Acordo Coletivo de Trabalho 2024/2025. A data-base da categoria é 1º de março e os (as) trabalhadores (as) estão há mais de 60 dias sem ACT. Em Minas Gerais, a paralisação das atividades acontece as unidades de Belo Horizonte (HC/UFMG), Juiz de Fora (HU/UFJF), Uberaba (HC/UFTM) e Uberlândia (HC/UFU).

Desde o início do ano, os trabalhadores estão negociando com a empresa. E após sete rodadas de negociação, no último dia 30/04, a Ebserh apresentou uma proposta de 2,50% de reajuste, condicionado à assinatura de um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), bienal, ou seja, de 2024 a 2026, sendo o reajuste de 2,50%, agora em 2024. Já para 2025 e 2026, os (as) trabalhadores (as) receberiam a título de reajuste, 80% do Índice de Preços ao Consumidor (INPC). Ou seja, assinariam um acordo “no escuro”, uma vez que não saberiam qual seria o índice do período.

Diante de tanto descaso, os trabalhadores e trabalhadoras da Ebserh não tiveram outra alternativa a não ser paralisar suas atividades. Representantes do SINDSEP-MG e do Comando de Greve já enviaram comunicado às superintendências dos hospitais em Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberaba e Uberlândia, sobre o início da greve e aguardam reunião com a gestão das unidades hospitalares para tratar da construção das escalas de trabalho e a manutenção dos serviços essenciais e inadiáveis a população.
No início da tarde de hoje, 03/05, as entidades representativas dos (as) empregados (as) receberam um comunicado de uma audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST), marcada para o dia 06/05, data de início da greve!
Não é só por reajuste! É por dignidade e respeito àqueles que arriscam suas vidas para salvar outras vidas! Trabalhadores e Trabalhadoras da Ebserh em defesa da saúde, educação e inovação!