Em nova reunião da Mesa Nacional de Negociação governo segue sem apresentar proposta de reajuste aos servidores públicos federais
Em nova reunião da Mesa Nacional de Negociação governo segue sem apresentar proposta de reajuste aos servidores públicos federais
A primeira reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) de 2024 terminou em impasse. E o que era expectativa se transformou em frustração. Na tarde desta 4ª feira, 28/02, foi realizada, em Brasília, a 7ª reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) entre o Governo Federal e a bancada sindical, composta pelas entidades representativas dos servidores públicos.
O Secretário de Relações de Trabalho, José Lopez Feijóo, representante do Governo na MNNP, em resposta à contraproposta apresentada, manteve o posicionamento de reajuste zero, alegando que o Governo está esperando a confirmação do aumento da arrecadação, para então trabalhar com um índice de reajuste.
Feijóo reforçou ainda que essa é uma promessa do Ministro da Economia, Fernando Haddad e da Ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. O Secretário afirmou que uma nova reunião da MNNP acontecerá no mês de maio.
Em resposta, a bancada sindical enfatizou que o índice de reajuste zero é inadmissível, uma vez que a categoria sofre com a defasagem salarial o que afeta seriamente a condição financeira do (a) servidor (a). É de suma importância que o Governo apresente de fato um reajuste para 2024.
O aceno do governo de que só terá um cenário conclusivo sobre a possibilidade de reajuste, ancorada no resultado fiscal, deixa a categoria inquieta, na medida em que o cenário aponta, sim, para uma possibilidade de haver um aumento significativo nas contas do Governo, algo que vem sendo bastante anunciado. A inquietação vem de
saber como o governo poderá olhar esse cenário e respeitar a categoria dos servidores públicos federais com um reajuste digno.
sindsepmg #servidorpublico #mesanacionaldenegociação #propostadereajuste #serviçopublico