Em nova reunião da Mesa Nacional de Negociação governo segue sem apresentar proposta de reajuste aos servidores públicos federais

1 de março de 2024 17:14

A primeira reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) de 2024 terminou em impasse. E o que era expectativa se transformou em frustração. Na tarde desta 4ª feira, 28/02, foi realizada, em Brasília, a 7ª reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) entre o Governo Federal e a bancada sindical, composta pelas entidades representativas dos servidores públicos.

O Secretário de Relações de Trabalho, José Lopez Feijóo, representante do Governo na MNNP, em resposta à contraproposta apresentada, manteve o posicionamento de reajuste zero, alegando que o Governo está esperando a confirmação do aumento da arrecadação, para então trabalhar com um índice de reajuste.

Feijóo reforçou ainda que essa é uma promessa do Ministro da Economia, Fernando Haddad e da Ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. O Secretário afirmou que uma nova reunião da MNNP acontecerá no mês de maio.

Em resposta, a bancada sindical enfatizou que o índice de reajuste zero é inadmissível, uma vez que a categoria sofre com a defasagem salarial o que afeta seriamente a condição financeira do (a) servidor (a). É de suma importância que o Governo apresente de fato um reajuste para 2024.

O aceno do governo de que só terá um cenário conclusivo sobre a possibilidade de reajuste, ancorada no resultado fiscal, deixa a categoria inquieta, na medida em que o cenário aponta, sim, para uma possibilidade de haver um aumento significativo nas contas do Governo, algo que vem sendo bastante anunciado. A inquietação vem de
saber como o governo poderá olhar esse cenário e respeitar a categoria dos servidores públicos federais com um reajuste digno.

sindsepmg #servidorpublico #mesanacionaldenegociação #propostadereajuste #serviçopublico