Servidores da Cultura vão intensificar a mobilização pela abertura da Mesa Específica do Setor
Servidores da Cultura lotados em Minas Gerais realizaram uma assembleia estadual virtual para discutir as estratégias de luta do setor, para pressionar o governo pela abertura da Mesa Específica e Temporária da Cultura.
Em encontro com o MGI para pedir agilidade na abertura das mesas solicitadas e ainda sem previsão de início, o Secretário Geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo, recebeu do Ministério a negativa sobre a abertura da Mesa Específica da Cultura.
A Cultura está em risco
O governo e o próprio Ministério da Cultura (MinC) vem sendo alertado sobre a necessidade de servidores efetivos e permanentes e que, sem restruturação urgente da carreira da cultura, nenhum concurso vai recompor o quadro de pessoal perdido ao longo dos últimos anos.
Mobilização
Na próxima 5ª feira, dia 16/05, servidores e servidoras farão uma atividade de mobilização em frente ao Iphan, em Belo Horizonte, das 8h às 12h. Um ato público pela abertura da Mesa e reestruturação da Carreira da Cultura será realizado às 10h. E no dia 28/05, um ato será realizado em frente ao Museu da Inconfidência, em Ouro Preto.
Reestruturação
O Ministério da Cultura (MinC) tem sete entidades vinculadas e três carreiras diferentes. Uma, inclusive a de Ciência e Tecnologia, do pessoal da Fundação Casa de Rui Barbosa. Isso significa que um trabalhador que desempenha um tipo de função ganha muito mais do que outro que desempenha exatamente a mesma função, mas em outra entidade do mesmo Ministério.