SINDSEP-MG em defesa da democracia: punição aos golpistas, sem anistia!
A Diretoria Colegiada do SINDSEP-MG repudia veementemente os atos terroristas que culminaram com a invasão do Congresso Nacional, em Brasília, no dia 08/01. A barbárie se instalou na capital federal.
Pessoas que se intitulam “patriotas”, inconformadas em aceitar a democracia, a vontade advinda das urnas e motivadas também por outros interesses invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o edifício-sede do STF. Essas pessoas não podem ser chamadas patriotas. São fascistas, criminosos, vândalos e antidemocratas. Tudo o que há de mais abominável na política.
O que vimos em Brasília neste domingo – 8 de janeiro de 2023 – mais uma página triste e lamentável na história do nosso país. É um crime anunciado. A manifestação terrorista já era prevista, haja vista os atos do dia 12 de dezembro do ano passado que, mais uma vez contaram com a complacência e, porque não dizer, cumplicidade do governador do Distrito Federal.
Os atos terroristas de ontem (08/01), em Brasília, tem evidente inspiração com a invasão do Capitólio (o Congresso dos Estados Unidos), em janeiro de 2021. São consequência das incitações permanentes de Bolsonaro, de ações de bolsonaristas radicais após as eleições e que apontam um projeto golpista e criminoso da extrema-direita no Brasil. Projeto esse que deve ser impedido imediatamente!
Diante da concreta tentativa de golpe, é preciso deter, investigar e punir todos os responsáveis: de autoridades políticas, administrativas e militares, até os mandantes, financiadores e participantes dos atos propriamente ditos. Vale lembrar que nos EUA centenas de pessoas estão sendo processadas e punidas por suas ações naquele dia.
É inaceitável a invasão dos prédios públicos e os ataques desferidos contra os Três Poderes. As liberdades de manifestação do pensamento e reunião, garantidas em nossa Constituição, não podem servir de instrumento de ataque às instituições públicas.
É preciso investigar e punir, de forma exemplar, os envolvidos nesses ataques criminosos. O SINDSEP-MG reafirma a defesa intransigente da democracia e espera que a ordem seja restabelecida o mais rapidamente possível.
Pelo fortalecimento da democracia e a retomada da soberania nacional!
Nenhuma tolerância com os intolerantes, nenhuma liberdade aos inimigos da liberdade!