SINDSEP-MG cobra que a aprovação do Orçamento de 2025 aconteça o mais rápido possível

4 de fevereiro de 2025 11:45

O Sindicato dos Trabalhadores Ativos, Aposentados e Pensionistas do Serviço Público Federal no Estado de Minas Gerais(SINDSEP-MG) cobra a aprovação célere do Orçamento de 2025. Após um período de indefinição e disputa política, o relator do orçamento, senador Ângelo Coronel, declarou que o Orçamento deve ser votado após o carnaval, previsto para 10 de março.

A votação havia sido comprometida inicialmente por disputas políticas- que não deveriam acontecer- , devido ao bloqueio das emendas sem transparência por parte do Supremo Tribunal Federal(STF). Esse bloqueio visava evitar irregularidades e garantir maior controle da alocação dos serviços públicos.

Entretanto, o relator condicionou a votação do orçamento de 2025 à liberação dessas emendas, colocando em risco importantes políticas públicas financiadas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias(LDO) e direitos das servidoras públicas(os) federais.

Agora, com a declaração de que haverá a votação, o SINDSEP-MG cobra agilidade e rapidez nesse processo. A demora prejudica diretamente todo o serviço público, que aguarda a recomposição inflacionária e a reestruturação de carreiras.

O Sindicato reitera que o orçamento público não pode ser condicionado a interesses particulares ou a disputas políticas. Defendemos um orçamento justo e transparente, que seja comprometido com as necessidades públicas. Seguiremos acompanhando os desdobramentos e cobrando que ele seja aprovado o mais rápido possível!