Proposta apresentada pelo governo na reunião do dia 1° de fevereiro não foi aceita e mobilização da área ambiental continua

15 de fevereiro de 2024 08:43

A mobilização dos servidores do Ibama e Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio) prossegue pelo menos até o próximo dia 16/02, quando representantes da categoria voltam a se reunir com o governo federal. Um encontro no dia 01/02 com o Ministério da Gestão (MGI), em Brasília, terminou sem acordo. A contraproposta governamental foi considerada “aquém” das reivindicações dos servidores.

Até lá, a maioria dos servidores dos dois órgãos vinculados ao Ministério do Meio Ambiente segue em atividades internas. Ou seja, as atividades continuam se limitando à parte burocrática. Fiscalizações externas e outros trabalhos de campo, continuam suspensas desde 02 de janeiro.

Um possível acordo depende, entre outras coisas, da incorporação da gratificação por atividade de risco, que o governo sequer chegou a considerar. E a intransigência quanto a outros pontos que já tinham avançado em negociações anteriores.

Além disso, o governo não acatou a reivindicação de equiparação salarial com os servidores da Agência Nacional de Águas (ANA). Por isso, a Ascema Nacional apresentará sua resposta à oferta do governo no próximo encontro.

#sindsepmg#servicopublico#areambiental