Servidores do INSS da base da Condsef/Fenadsef aprovam assinatura de acordo com o governo

1 de outubro de 2024 14:20

A Condsef/Fenadsef assinou acordo no dia 26/9/24 com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A decisão de formalizar o acordo foi respaldada pela maioria dos servidores da base do INSS, após extensos debates nas assembleias.

O acordo firmado – composto de um Aditivo ao Termo de Acordo Nº 37/2024 e um Anexo do Acordo de Greve – garante a participação ativa dos servidores na próxima fase das negociações com o governo, que inclui a criação de um comitê gestor voltado para discutir a reestruturação da carreira no INSS.

De acordo com o governo, apenas as entidades que assinaram o acordo com o MGI poderão integrar essas negociações. Para consolidação da autorização dos servidores, tanto o aditivo ao termo de acordo quanto o anexo do acordo de greve foram fundamentais.

Embora o acordo não contemple mudanças imediatas no aspecto remuneratório, ele assegura a recomposição salarial com base na inflação acumulada a partir de 2023, além de um pequeno ganho real. As perdas históricas ainda permanecem como pauta de luta dos servidores, que esperam discutir essas questões no espaço de debates oferecido pela reestruturação de carreira.