Servidores da Cultura vão paralisar as atividades pela criação da Mesa Setorial da Cultura

24 de junho de 2024 16:38

Na próxima 4ª feira, 26/06, servidores e servidoras da Cultura (Iphan, Ibram e Funarte) de todo o Brasil vão paralisar suas atividades, durante 24 horas, na luta pela criação da Mesa Setorial do setor.

Outras paralisações irão ocorrer no mês de julho, nos dias 10/07 (48 horas) e 24/07 (72 horas). Já no dia 31/07 será realizado um Encontro Nacional com indicativo de greve. As atividades de pressão/mobilização foram definidas na Plenária Nacional da categoria, realizada no dia 12/06, em Brasília.

Também foi aprovada a necessidade de se trabalhar, pela criação de uma Mesa Setorial do setor com as seguintes ações:

▶️ Reconhecer e encontrar mecanismo de compensação da insalubridade para o trabalho na Cultura;

▶️ No GT, fazer o levantamento de atribuições de trabalho da Cultura;

▶️ Reconhecer e dar a devida relevância dos impactos sociais e econômicos da Cultura.

Mobilizados pela reestruturação da carreira, os servidores do Ministério da Cultura realizaram ato no dia 20/06, em frente à sede do MinC, em Brasília, para acompanhar a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) que discute a carreira do MinC e dos órgãos vinculados – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Agência Nacional do Cinema (Ancine), Fundação Cultural Palmares (FCP), Fundação Nacional de Artes (Funarte) e Fundação Biblioteca Nacional (FBN). Houve atos também em São João Del Rei (foto), Goiás, Tocantins e Ceará.