
Servidores da Cultura realizam ato em Ouro Preto pela instalação da Mesa Específica e Temporária do Setor
Nesta 3ª feira, 28/05, servidores da Cultura (Iphan, Funarte e Ibram) realizaram um ato em frente ao Museu da Inconfidência, em Ouro Preto. Com faixas e cartazes, servidores e servidoras reivindicavam a valorização da categoria, a reestruturação do plano de carreira e a instalação imediata da Mesa Específica e Temporária da Cultura. O Coordenador do Núcleo Regional Central de Minas, José de Arimatéia, o membro do Conselho Fiscal da Entidade e servidor do Museu de Sabará, Rafael Campos e o membro do Departamento de Cultura da Condsef/Fenadsef e servidor do Iphan, de Belo Horizonte, Matheus Guerra Cotta, participaram do ato.
Durante o ato, os servidores lembraram da importância de ter uma carreira valorizada, que possa ser atrativa e faça com que os servidores permaneçam nos órgãos e garantam um quadro necessário para a execução das políticas públicas de Cultura. Foram citadas as leis Paulo Gustavo, Aldir Blanc, dos editais, que todas as autarquias do MinC promovem, do licenciamento via Iphan, e de outras políticas no âmbito do próprio Ministério.
Os servidores ressaltam a importância de abrir a mesa específica para tratar das demandas do setor, e não na na mesa com outros planos tratados como suporte administrativo, mas não vistos como carreira específica.
Os servidores lembraram ainda o tratamento diferenciado que o governo tem dado para as outras categorias – que já têm melhores condições de remuneração do que a Cultura – o que contribui para aumentar as diferenças no funcionalismo federal.
Os servidores estão já se mobilizando para a Plenária Nacional do setor, agendada para o próximo dia 12/06, quando serão discutidas estratégias de mobilização e continuação do movimento.
Reunião com a Ministra
Graças à mobilização dos servidores da Cultura, intensificada nas últimas semanas, na próxima 4ª feira, 29/05, a ministra Margareth Menezes receberá representantes do Fórum da Cultura e do Departamento de Cultura da Condsef/Fenadsef.