Primeira reunião do GT discute estrutura organizacional para a Funai

18 de abril de 2024 11:24

Entre os dias 4 e 5 de abril foi realizada a primeira reunião do Grupo de Trabalho, responsável por elaborar uma nova proposta de estrutura organizacional para a Funai. O GT foi instituído pela Portaria nº 886, de 16 de fevereiro de 2024, que garante a participação das entidades representativas dos servidores, como convidadas, em todas as fases da discussão.

A primeira reunião se dedica à apresentação e discussão das diretrizes e demais regras de funcionamento do GT definidos pela Diretoria Colegiada da Funai. Durante a abertura do evento, presidenta da Funai, Joenia Wapichana, destacou a importância de o governo Lula ter, pela primeira vez, na história, aberto de fato os espaços institucionais para a gestão dos povos indígenas. Já ministra dos povos indígenas, Sonia Guajajara, afirmou que a atual estrutura da Funai ainda é muito precária para a garantia da efetivação das políticas públicas indigenistas A presença indígena em cargos estratégicos também enfrenta resistência das instituições do Estado brasileiro.

As representações sindicais, entre elas, a Condsef/Fenadsef, esperam poder contribuir no debate e na mediação dos temas junto ao conjunto dos servidores, tendo em mente que a plena execução das políticas públicas sociais, econômicas, ambientais e territoriais voltadas aos povos indígenas dependem de órgãos públicos estruturados com orçamento, condições materiais e trabalhadores valorizados.

#sindsepmg#grupodetrabalho#funai#serviçopúbico