Grau de satisfação de servidores brasileiros é menor do que a média mundial

19 de julho de 2024 16:23

Apenas 55% dos servidores públicos brasileiros afirmam estar satisfeitos com o trabalho. Os dados são da Pesquisa Global de Servidores Públicos, do Banco Mundial.

O nível de satisfação apurado entre os funcionários públicos brasileiros com a administração pública é o menor encontrado dentro e os países pesquisados, e o único abaixo dos 60%. A pesquisa ouviu servidores públicos de 14 instituições do governo federal sediadas em Brasília, totalizando 26.616 servidores públicos.

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos afirmou que tem feito esforços no sentido de melhorar a qualidade do serviço público, o que inclui, entre outras ações, a valorização dos servidores públicos federais, a melhoria e reestruturação das carreiras, e a realizações de concursos.

Mas o discurso é bem diferente da prática. Basta verificar as categorias em greve e outras mobilizadas reivindicando reestruturação nas carreiras, valorização dos servidores, aumento do quadro de pessoal, das condições de trabalho, entre outras.

Na maioria dos órgãos, trabalhadores exercem as atribuições de dois ou três por causa à reposição insuficiente de servidores que se aposentaram ao longo dos anos. Considerando que a pesquisa do Banco Mundial abrange dados de 2017, a situação hoje pode ser até pior. “Nos últimos seis ou sete anos, os servidores foram massacrados e assediados. O diálogo com o governo foi retomado, mas ainda não há sinalização de melhora da satisfação”, afirmou o Secretário Geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo da Silva.