Assembleia Geral do SINDSEP-MG aprova proposta do governo referente ao PGPE, PST, PECFaz e ERCE (carreiras transversais)
No dia 10/06, servidores e servidoras filiados ao SINDSEP-MG se reuniram em assembleia (virtual) para avaliar a proposta do governo referente ao PGPE, PST, PecFaz e ERCE (cargos de Engenheiro, Arquiteto, Economista, Estatístico e Geólogo da Lei nº 12277/2010/carreiras transversais). A diretora da Condsef/Fenadsef e do SINDSEP-MG, Jussara Griffo, explicou sobre as negociações e que essa proposta do governo não contempla servidores da Cultura, Incra, entre outras, que tem propostas diferentes.
Jussara esclareceu os problemas detectados nas tabelas e criticou as dificuldades no processo de negociação, bem como a política do governo de tratamento diferenciado entre as categorias e o aprofundamento das distorções salariais dentro do serviço público. Informou também que essa é a última proposta do governo.
A proposta contempla os servidores da ativa, aqueles que se aposentaram com paridade (Emenda 47 e 103) e também pensionistas. Os reajustes nas tabelas serão implementados em janeiro de 2025 (9%) e maio de 2026 (5%).
Terminados os informes, passou-se aos debates entre os participantes. Ficou bastante claro durante as discussões a indignação da categoria com o tratamento diferenciado dado pelo governo aos servidores públicos.
Ao final da assembleia, os servidores e servidoras decidiram por unanimidade autorizar a assinatura do Termo de Compromisso assegurando a continuidade da discussão sobre a reestruturação das carreiras no MGI e caso, haja bônus para os servidores da Educação que o mesmo se estenda a todas as carreiras. Além disso, ficou definido também a manutenção das pautas específicas de cada categoria.