
7/2 – Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas
O Sindicato dos Trabalhadores Ativos, Aposentados e Pensionistas do Serviço Público Federal no Estado de Minas Gerais (SINDSEP-MG) reconhece a importância do Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, que acontece anualmente dia 7 de fevereiro.
A data, instituída pela lei 11.696/2008, homenageia Sepé Tiaraju, líder guarani que morreu liderando uma revolta contra o Tratado de Madri, que dividia os territórios da América do Sul entre Espanha e Portugal. Essa prática ocasionava na expulsão de milhares de indígenas de suas terras. Seu icônico bordão: ‘’Esta terra tem dono’’ se tornou um símbolo na luta dos povos originários.
As comunidades indígenas sofreram perseguições e violência ao longo dos séculos, além de tentativas de apagar sua história e cultura. Nos dias atuais, continuam sendo ameaçadas pela exporação ilegal, pelo desmatamento e pela invasão de suas terras. O SINDSEP-MG reitera que a luta pela demarcação e proteção dos territórios indígenas, além da luta pelo fim da violência e pela preservação cultural, é dever de toda sociedade.
Diante disso, o Sindicato ressalta que a elaboração de políticas públicas eficazes para a defesa dos territórios, dos indígenas e de sua história, é urgente e necessária. Que essa data seja uma oportunidade de mobilização e conscientização em prol dos direitos e demandas dos povos originários!