15 de novembro – Dia da Proclamação da República

15 de novembro de 2024 10:02

Há exatos 135 anos, em 15 de novembro de 1889, foi decretada a Proclamação da República no Brasil, que pôs fim ao período imperial no país. Com o fim desse regime e a ascensão de novas correntes de pensamentos políticos que a implantação da democracia se tornou possível. Esse marco permitiu aos brasileiros exercerem a plena cidadania, transformando-se em uma grande conquista para a sociedade.

A partir daí o povo brasileiro passou a ter voz e vez, o poder público tornou-se descentralizado, o estado passou a ser laico e o presidencialismo foi adotado como sistema oficial de governo.

Desde a Proclamação da República o Brasil passou por altos e baixos na política, transitando entre governos de direita, centro ou de esquerda, passando inclusive pelo obscurantismo de uma ditadura militar de 21 anos, com um regime autoritário e de perseguição.

Mesmo com as constantes ameaças à República e à democracia, a proclamação trouxe mais participação popular e garantiu uma política de massas. E esse é o verdadeiro significado da República: pelo bem do povo e pelo bem público. Então, é preciso defendê-la e preservá-la!

Entretanto, há um grande caminho a ser percorrido para que o Brasil seja um país melhor e mais igualitário para todos. O serviço público é um dos pilares indispensáveis para a manutenção da democracia em uma sociedade.

Servir a sociedade é promover a democracia no cotidiano e garantir os direitos a toda população.

O servidor público é sinônimo de democracia, pois é uma peça chave para o crescimento, desenvolvimento e manutenção de um país justo.

Os servidores públicos brasileiros sempre se colocaram na vanguarda dos processos democráticos e de defesa de direitos.

Defender o serviço e o servidor públicos é garantir a soberania e a democracia em nosso país. Por isso, o Dia da Proclamação da República é uma data importante para celebrar a democracia e defender valores como a igualdade, a justiça e a soberania popular.